sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O QUE É COACHING?


O termo está ligado a desenvolvimento pessoal, ou seja, todo um processo que tem por objetivo elevar a performance ( Pessoal, Grupos ou Empresas )

Coaching é um processo de orientação de pessoas ou equipes em busca de resultados, seja dentro do âmbito profissional ou pessoal.  Muito utilizado nas empresas como uma excelente ferramenta de Gestão e Liderança. Ou seja, são atitudes pessoais ligadas intrinsecamente na raiz do ser Humano relacionada a sua forma de agir, pensar e se colocar de uma forma positiva em relação a todos os aspectos da sua vida pessoal e profissional.

Através de métodos, ferramentas e técnicas específicas um profissional habilitado (o Coach) realizará uma orientação ao cliente (o Coachee). O Coach atua orientando e motivando o Coachee (pessoa ou equipe) e levando-o à reflexão de diversos aspectos de sua vida, ativando capacidades e técnicas comportamentais, psicológicas e emocionais e dando-lhe condições para que o mesmo possa aprimorar suas aptidões pessoais ou profissionais de forma a alcançar os objetivos previamente traçados.


Não é um processo psicoterapêutico, é um processo de descobertas do próprio Coachee voltadas para sua atualidade e futuro. O Coach procura ativar a capacidade da própria pessoa de buscar respostas para suas questões e a orienta à autodescoberta e interatividade. Pode-se dizer que o Coach vai trabalhar para que a pessoa descubra soluções para as questões que ela gostaria de resolver ou vivenciar.

O Coaching é uma excelente ferramenta e ajuda em mais de 80% dos casos das questões trazidas pelos Coachees. É um patrimônio da Humanidade e como tal deve ser exercido com ética e respeito humano. Primeiramente voltado para o benefício das pessoas e da sociedade como um todo e, secundariamente, como uma fonte de sustento.

O Coaching pode ser Pessoal, mais conhecido como Life Coaching ou Self Coaching (Coaching de si mesmo) onde o Coachee trabalhará questões de ordem pessoal e familiar visando desenvolver e ampliar sua visão perante seus projetos de vida ou focando especificamente em um determinado ponto de sua vida; e também Profissional, onde as questões trabalhadas serão mais do âmbito profissional e relacionadas às necessidades que possam surgir dentro da empresa ou no ambiente de trabalho.


Nas empresas, quem exerce o Coaching interno é normalmente o Supervisor, Gerente ou o Diretor. 

Muitas vezes a empresa contrata um Coach externo para atender as lideranças maiores da empresa. Quando o Coaching é realizado internamente, é necessário fazer uma formação em Coaching com o RH e o corpo gerencial.


Hoje em dia já existe o profissional de Coaching – denominado Coach – o qual pode especializar-se em diferentes modalidades, tais como: Life Coaching, Personal Coaching, Health Coaching, Spiritual Coaching, Professional Coaching, Executive Coaching, Business Coaching, Financial & Investments Coaching, além de muitas outras denominações, até chegar ao Coaching de casais, famílias, casamento, viagens, entre outros.

Cada pessoa que exerce o Coaching é única, do seu jeito e de sua forma. Embora possam existir parâmetros orientativos, formas, metodologias e ferramentas para seu exercício, é a vivência e a maneira como o próprio Coach aplica essas técnicas que vai determinar o sucesso do seu trabalho e não onde, como e por quem ele foi formado.


Para exercer o Coaching de forma responsável e idônea, é de fundamental importância que o Coach tenha algumas características, dentre elas:

- Uma intenção clara e motivação pura de beneficiar pessoas através do Coaching;
- Conhecer de forma consistente o comportamento humano e saber como estabelecer e manter uma ligação de mútua aceitação entre ele e o Coachee;
- Ter maestria pessoal e conhecer seus próprios referenciais mentais;
- Conhecer profundamente a metodologia, objetivos e finalidades do Coaching e do Mentoring;
- Ter instrumentais próprios para as atividades;
- Ter ordenação mental e uma ampla visão de mundo;
- Manter uma comunicação clara e real com o Coachee, de modo a manter o foco e a eficácia do processo;
- E finalmente, saber como encerrar o processo.

O Coach deve trabalhar de forma a respeitar o ser humano, sabendo quais são as perguntas certas a se fazer para conseguir as melhores respostas de forma a obter os objetivos traçados.

É importante salientar que tudo se renova, ciclos se findam e tanto pessoas, quanto grupos e organizações precisam ter instrumentos e visão para a construção de um novo tempo. O Coaching vem para ampliar essa visão de mundo, orientar e ajudar na construção de uma nova era.

CLIQUE AQUI e descubra maneiras comprovadas para ganhar dinheiro na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário